Procurar na página

Contacto

Serdiferenteaqui

DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA : Aceitar a diferença

19-11-2012 09:08

Não é difícil perceber as diferenças entre duas pessoas,  Existem muitas diferenças entre todas, mas há uma coisa que deve as fazer iguais - a humanidade.

A humanidade é única, mas a diversidade de crenças, culturas e estilos de vida é imensa. Infelizmente  existem atualmente muitos conflitos que acontecem porque as pessoas são intolerantes quanto a esse leque de diferenças.

A Declaração dos Princípios de Tolerância da UNESCO define tolerância como:

"respeito, aceitação e apreciação da rica diversidade mundial de culturas e formas de expressão dos seres humanos. Ela é promovida através do conhecimento, da abertura, da comunicação e da liberdade de pensamento, consciência e credo. Tolerância é harmonia na diferença."

A UNESCO acredita que a intolerância pode ser contida promovendo-se a lei, a educação, o acesso à informação, a conscientização individual e soluções locais. Há pelo menos uma coisa que todos podem fazer. A mudança começa dentro de cada indivíduo porque uma sociedade intolerante é feita de pessoas intolerantes. Insultos, estereótipos, piadas racistas e até bullying são exemplos da intolerância que pode ser sofrida ou infrigida a alguém.
 

Pergunte a si mesmo: Será que eu sou tolerante? Eu rotulo as pessoas? Eu aceito as pessoas que são diferentes de mim? Eu fico incomodado(a) com as pessoas que encaram a vida de forma diferente da minha? Pense em tolerância e pratique tolerância. Qualquer contribuição, mesmo que singela para a paz mundial, é válida. Dia 16 novembro é o dia internacional da tolerância. Ajude a difundir a idéia e transformá-la em prática.
 
Aceite a diferença dos outros... a sua diferença!